Nossa Casa

A  Associação Espírita Caridade foi fundada em 20 de agosto de 1996 por Zenilda da Silva Kiszewski, Rubem Sérgio Martins e seus filhos: Mara Rejane Santos, Gisele Kiszewski, Rogério Fagundes Kiszewski,e ainda: Élida Santos, Maria Santos, Alice Santos.  Seu primeiro nome "Caminheiros do Amor Fraterno".

 

Tudo começou, num certo dia, quando da realização do evangelho no lar casa de Zenilda e Rubem, uma jovem chamada Patricia Santos, de aproximadamente 16 anos deu uma passividade (incorporação), e, evidentemente foi atendida, haja vista que os mesmos já desenvolviam um trabalho como médiuns em outra casa. Ela (Zenilda) como médium de passividade e ele (Rubem) como dirigente mediúnico. Após o episódio foi sentida a necessidade de um trabalho mais amplo de esclarecimento aos frequentadores do evangelho no lar.

 

Em 18 de outubro de 2004, a AEC se tornou uma casa federada sob o número 455 e daí para frente que foram criados os grupos de estudo, departamentos, enfim, toda a estrutura jurídica necessária em uma casa espírita. Hoje a AEC é ativa no movimento espírita com todos os departamentos elencados em seu regimento funcionando normalmente.

Em prol da comunidade com trabalhos de amor e caridade, esclarecendo e levando o consolo a todos que precisam por intermédio de palestras, estudos da doutrina, evangelização e atendimento espiritual aos desencarnados.

Local de acolhimento, aprendizado, capacitação e consolo, através da doutrina espírita.

Diretoria

Presidente: Celso de Campos

Vice-Presidente: Rubem Martins

1ª Secretário: Alex Dorneles

2º Secretário: Daniela Machado

1º Tesoureiro: Marcelo Franz Costa

2º Tesoureiro: Tatiane Dorneles

3º Tesoureiro: Maurenice Fidélis

 

Evangelização

Evangelização Espírita Infanto-juvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.

 

Sua ação visa:

- promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;

- proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e

- oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente,  participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo à toda perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto juvenil. 4. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.)

 

Na Instituição Espírita, a atividade de Evangelização abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.

A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.

A relevância da tarefa é destacada por vários benfeitores espirituais, dentre eles, Guillon Ribeiro, ao afirmar que “é imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefa da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita”; e Vianna de Carvalho, ao sintetizar que:

[...] à Evangelização Espírita Infanto-juvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã.

Venha participar!

Telefone: (51) 3463-6533

Endereço: Rua Cento e Doze, Setor 6, Quadra H, Nº 10. Bairro Guajuviras

CEP: 92440-662, Canoas - RS

E-mail: secretaria@aecaridade.org.br / decom@aecaridade.org.br

© 2018 por Vitória Borba | Todos direitos reservados à Associação Espírita Caridade